A Escala Menor e Seus Acordes

Parte 1

A exemplo da escala maior, se construirmos tríades sobre os graus da escala menor, obteremos o seu campo harmônico:

Analisando estas tríades teremos: I, IV e V graus, tríades menores; III, VI e VII graus, tríades maiores e o II grau, uma tríade diminuta.

V eVI - maiores

I e IV - menores

II e VII - diminutas

Esquema do Campo Harmônico do modo menor:

IV <---  I  --->  V   (tríades menores)

VI <--- III ---> VII (tríades maiores  - relativos)

Obs: O II grau, por tratar-se de uma corde diminuto, estudaremos mais adiante.

No sistema Tonal (sistema basado na disposição quase determinística das tríades consonantais), a cadência articula, pontua e garante sentido:

I - II - V - I ---> com acordes de Dominante e Tônica no estado fundamental) - cadência perfeita

I - V - I ---> cadência autêntica

I - IV - I ---> cadência plagal

I - V - VI ---> cadência interrompida

A cadência, ao msmo tempo em que afirma a tonalidade, direciona o discurso.

(continua...)

Aula 5

Aula 7