Gaspar Sanz  (1629-1679)

  Home Acima O Violão em São Paulo Violão Mandrião

 

 Compositor e guitarrista nascido em Calandra (Teruel) Aragón, Espanha em 4 de abril de 1640 e morreu em Madrid em 1710. Sanz estudou teologia na renomada Universidade de Salamanca e posteriormente viajou para a Itália onde estudou guitarra com Lelio Colista.  Sanz também estudou órgão e teoria musical com Christoval Carisani, o que lhe proporcionou um grande exito como organista da Capela Real de Nápoles.

Na Itália, Sanz começou a familiarizar-se com as obras dos mais renomados guitarristas italianos. na sua primeira publicação (1674) ele menciona  Francesco Corbetta, Foscarini (L’Academico Caliginoso), Pellegrini e Granata como compositores y professores de guitarra. Em seu retorno a Espanha, Gaspar Sanz publica seus três livros de música para guitarra. O primeiro livro leva o  título "Instrucción de la música sobre la guitarra española" que na página 18 leva a seguinte inscrição: "tomo I sexta die Decembris anno 1674. . . .Gaspar Sanz, Invenit." O segundo livro "Libro segundo de cifras sobre la guitarra española", (Caragosa 1675). O terceiro livro "Libro tercero de música de cifras sobre la guitarra española", foi incorporado ao primeiro e segundo, e foram publicados os três livros com o título do primeiro livro em 1697. Estes livros contém varias instruções sobre como improvisar e executar a música de guitarra usando dois métodos: el tañer de rasgueado (método italiano) e el tañer de punteado (método español). Sanz acreditava que p primeiro método se adaptava melhor com as danças musicais. Os acordes de rasqueado eram escritos com letras do alfabeto, da mesma maneira da notação italiana. Mas a maior parte de suas composições estavam escritas em tablatura onde as linhas representam as cordas da guitarra e os números o traste onde a corda deve ser presa.

A música de Sanz é de grande qualidade e constitui uma rica contribuição para a literatura da guitarra. É o personagem central da guitarra barroca espanhola do século XVII, e a influencia de sua música se percebe até o século XVIII, já que é mensionado em numerosos tratados como modelo.  

 

 

Google

Web

www.violaomandriao.mus.br