O Alaúde

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Alaúde pintado por Caravaggio

Com o desenvolvimento da harmonia e da polifonia nos séculos XV e XVI, todos os
instrumentos de caráter polifônico começaram a desenvolver-se rapidamente, e o
alaúde atinge uma grande importância durante a Renascença. A sua popularidade
verifica-se em toda a Europa, exceto na Espanha, onde depois da tomada de
Granada em 1492 passou a ser preferida a vihuela.

É importante notar que no século XVI o alaúde era considerado em toda a Europa o
“instrumento-rei” e gozava de grande popularidade na Espanha sendo depois
substituído pela vihuela. O Alaúde é um instrumento de cordas beliscadas. Ocupa
um lugar muito importante na música instrumental dos séculos XVI e XVII.
É descendente direto de um instrumento persa ou árabe chamado ud semelhante à
antiga “guitarra mourisca”. 

Foi introduzido na Espanha no século XII ou XIII (Al-'ud, donde derivou para
laud em espanhol, laude, em português [que deu alaúde] e lut, em francês
arcaico). A respeito da sua forma definitiva, adaptada depois dos finais do séc.
XIV, a caixa do alaúde tem o aspecto de uma meia pêra. O seu dorso convexo e
formado por 9 a 40 “costelas”, coladas umas às outras. No tampo, de pinho, tem
esculpida uma bela rosácea ornamentada. O braço está dividido em trastos
(ou «tons») como a guitarra. Na extremidade, coloca-se perpendicularmente as
cravelhas. O instrumento clássico tem 5 cordas duplas e uma corda simples. A
chanterelle, cuja afinação nunca cessou de variar. A mais freqüentemente adotada
foi a afinação “velho tom”. No séc. XVI (Sol-Dó-Fá, Lá-Ré-Sol, subindo) ou a
afinação “nova” do séc. XVII (Lá-Ré-Fá-Ré-Fá). 

As cordas suplementares de baixo eram por vezes esticadas fora do braço, dando
origem a uma variedade de instrumentos mais importantes, de braço muito longo,
munido de dois cravelhais: «arquialaúde», «tiorba» ou «chitarrone», muitas vezes
de uma grande beleza. A música para alaúde era escrita de forma simplificada. A
tablatura consistia na diagramação da posição dos dedos nas cordas. O seu
repertório é amplo e envolve todo tipo de dança e ricercare, além de árias e
peças de maior fôlego. A ascensão da música histórica aumentou o repertório, via
transcrições. Hoje é um instrumento apreciado nos conservatórios e salas de
concerto.

Teorba

 

 

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