Outros Nomes do Séc. XIX

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Musiciens Espagnols, 1897 (Emile Bernard) Paris.

 
O século XIX produziu uma safra inigualável de grandes músicos que se dedicaram ao
violão. A carência de pesquisas aprofundadas, a falta de registros confiáveis e o 
extravio ou perda de documentos pode até ter contribuído para diminuir o brilho de
alguns desses nomes, os quais, sem dúvida, pelo simples fato de serem lembrados no
contexto histórico de um instrumento notoriamente negligenciado pela crônica,
merecem toda nossa atenção e todo nosso respeito. Veja os outros compositores e
violonistas de destaque ao longo do século XIX:

Frederico Moretti (? - 1838) Nascido em Nápoles segundo alguns autoresx, foi, como
Sor, aluno do Padre Basílio. Foi também violoncelista de Câmara da Coroa Espanhola
e capitão da guarda real de Madri. Sua obra intitulada "Principios de tocar la
guitarra" publicada em Nápoles em 1792 e depois em Madri, com texto espanhos,
em 1799, constitui importante docimento na determinação da data aproximada em que
foi adicioada a sexta corda. Nela, Moretti afirma: 
"Embora eu use um violão de ste cordas simples, pareceu-me mais oportuno acomodar
estes princípios ao violão de seis cordas, por ser o instrumento que se toca na
Espanha. Por essa mesma razão fui obrigado, quando publiquei este método em
italiano no ano de 1792, a adaptá-los ao violão de cinco cordas, pois, naquele
tempo, não se conhecia ainda, na Itália, o violão de seis cordas"

Fernando Ferandiére - Há carência de dados biográficos sobre este compositor
espanhol. Sabe-se pela data de publicação de suas obras que estava em plena
atividade no fim do século XVIII e no princípio do século XIX. Publicou, em 1799 a
"Arte de tocas la guitarra española" na qual aparece uma das primeiras menções ao
violão de seis cordas.

Joseph Simon Molitor (1766-1848)- Compositor e violonista alemão.
Deixou-nos um método e várias composições para o instrumento. Foi cronista e, nos
seus escritos, queixava-se sempre do pouco caso que se fazia do violão em sua época.
Radicado em Viena, exerceu nessa capital, por muitos anos,m a profissão de professor
de música e de violão.

Wenceslau Thomas Matiegka (1773-1830)- Compositor e violonista austríaco.
É o autor do célebre Trio para violão, flauta e violino, transformado por Franz
Schubert num quarteto para flauta, violão, viola e violoncelo que foi, durante algum
tempo, atribuído ao próprio Schubert.

Francisco Molino (1775-1847) - Nascido em Florença, Itália, viajou muito pela
Espanha até radicar-se em Paris, em 1820. Escreveu um método completo para violão,
publicado com texto blíngue e editado já no século XIX. Molino, que também foi
violinista, deixou-nos um trio para violão, flauta e violino, duos lpara violão e
piano, vários duos para violão e violino e estudos para violão.

Joseph K. Mertz - Violonista e compositor austríaco, considerado um dos
melhores executantes de seu tempo. Foi vencedor de um concurso de composição que
contou com a participação de Napoleão Coste. Um acidente que lhe afetou o braço
direito o fez perder a destreza, interrompendo sua careira de concertista.
Escreveu um método do qual muitos estudos são executados até hoje.

Júlio Regondi - Nasceu em Gênova, Itália, em 1822 e faleceu em Londres em 1876.
Aprendeu a tocar violão com seu pai e foi menino prodígio, tendo começado a dar
concertos quando contava apenas com 7 anos de idade.
 

 

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